Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - antoniolx

Páginas: [1]
1
Cartomancia, Astrologia, Numerologia, Quirologia, etc... / Cartomancia
« em: Novembro 19, 2018, 06:11:09  »
A origem da cartomancia é muito controversa e alguns historiadores concordam e reconhecem que não se trata de uma invenção casual.
Há relação entre os 4 naipes e os 4 elementos, as 4 estações, os 4 pontos cardeais.....
52 cartas menores, 52 semanas.........

Os quatro naipes podem ser associados também com os quatro elementos, (fogo, água, ar e terra) aspecto crucial na cartomancia, conforme apresentado neste site.

Dualidade – cartas vermelhas e pretas – As cartas vermelhas são geralmente associadas às características femininas, passivas, yin; as pretas relacionam-se, em geral, às características, masculinas, ativas, yang.

O número 12 – As 12 cartas contendo figuras são ligadas aos 12 seguidores encontrados em religiões e mitologias ao redor do mundo ( os 12 apóstolos, os 12 deuses do Olimpo), e também aos 12 signos zodiacais.

O número 13 – As 13 cartas de cada naipe representam os 13 meses lunares do ano, as 13 semanas de cada estação e os 12 meses anuais adicionados à unidade do ano.

A tríade – As três figuras (valete, dama e rei) – são associadas simbolicamente às trindades existentes em várias religiões, como a egípcia (Osíris, Isis e Hórus) e a céltica (Belinis, Taranis e Hesus).

Quarenta – As 40 cartas numeradas do baralho remetem-nos a numerosas passagens da Bíblia. Moisés liderou seu povo numa viagem de 40 anos até a Terra Prometida e passou 40 dias no monte Sinai; Elias isolou-se por 40 dias, mesmo período que Jesus usou perambulando pelo deserto. Cristo pregou ao longo de 40 meses e também permaneceu 40 horas na tumba, antes de ressucitar. Além disso, 40 semanas são, normalmente, o período de gestação da mulher até dar à luz ao bebê.

A princípio, pode parecer que as cartas do baralho comum são apenas uma versão mais pobre do tarô, de onde seriam eliminados todos os arcanos maiores e os cavaleiros. O estudos atuais, porém, levam a uma conclusão diferente: trata-se de dois produtos com identidades próprias. Não é necessário, por exemplo, jogar o tarô com os arcanos menores – o simbolismo dos arcanos maiores já fornece respostas suficientemente completas, e nesse caso as demais cartas servem apenas para enfatizar certos significados. O baralho comum, por sua vez, é fundamentalmente lúdico ao trabalhar com seqüências de números e séries de naipes. Além disso, há várias características simbólicas ligadas às quantidades numéricas expressas pelo baralho comum – 52 cartas divididas em quatro naipes, com 13 cartas cada uma, etc. Por tais razões, imagina-se que os arcanos maiores teriam sido acoplados às cartas do baralho comum (às quais se adicionaram mais quatro lâminas), por volta dos séculos XIV e XV, como forma de disfarçar seu flagrante conteúdo simbólico e divinatório das garras da Inquisição.

Os 22 arcanos maiores e a arvore da vida... as diversas etapas.... e os seus 22 caminhos.....
As cartas usam-se para jogar, ou seja, é uma excelente forma de as perpetuar, transformar um instrumento divinatório num jogo (vicio), deixando a parte divinatória para os estudiosos do oculto....
Pelo sangue derramado por jesus cristo as cartas não mentem...
A grande questão, e incógnita, é, quem as sabe ler?

Páginas: [1]