A Origem do Nome Deus

Iniciado por Mestre Cruz, Outubro 10, 2018, 05:17:49 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mestre Cruz

Segundo do Dicionário de Etimologia, a palavra Deus tem origem proto-indo-europeu, deiwos, que significa brilhante ou celeste. A partir desta raiz, surge o nome de Zeus, o deus dos deuses, segundo a mitologia grego.
Mais tarde, essa palavra é adotada para o latim, com deus, que identifica um ser supremo ou entidade superior. No entanto, a palavra Deus e Zeus não são equivalentes em si, ou seja, apesar de terem a mesma raiz linguística, não significam o mesmo, pois Zeus identifica um deus específico, e Deus um ser supremo, cujo nome é desconhecido.
O Cristianismo, vem definir Deus como um nome próprio de forma a definir a entidade superior aos humanos, mas, que nas religiões politeístas, assume uma posição relativa a um ser supremo.
Ora, se analisarmos a origem da palavra vemos que ela tem distinções bem diferentes daquelas que hoje conhecemos, pois ela define algo brilhante e celeste. Quando eu penso em coisas brilhantes e celestes, automaticamente, leva-me a pensar o Universo, com os seus corpos celestes e brilhantes. Dessa forma, os povos considerandos pagãos, utilizavam a palavra deus como um nome comum para astros, como o Sol, as estrelas, a Lua, etc.
Se aplicarmos a Teoria dos Antigos Astronautas, deus seria uma palavra bastante apropriada para definir OVNIS ou seres extraterrestres. A evolução linguística da palavra, nas suas ramificações, refere-se a seres superiores aos humanos.
Então, porque é que a palavra ganhou contornos religiosos? Bem, porque o Cristianismo não é uma religião de filosofias próprias, mas, de filosofias alheias, que se aglomeraram de uma forma bastante estruturada para criar a ideia de que eram os portadores da verdade. A única verdade é que foi construído com base nas religiões pagãs e judaicas, de forma a centralizar o poder que cada religião possuía para determinados povos.
A Linguística foi uma ferramenta utilizada para distorcer o sentido original das palavras e assim criar um vocabulário universal que pudesse se adaptar e aglomerar qualquer religião do mundo. Claro que tropeçou no Islamismo, mas, não significa que não tenham tentado.
Portanto, uma das primeiras mentiras que encontramos associadas ao Cristianismo é a palavra Deus, que ganha novo significado para implantar um poder religioso.